quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Marketing & Propaganda


Muitos, mas muitos mesmo, é até cultural, confundem marketing com propaganda. Marketing, definitivamente, não é propaganda, ou pelo menos, não só propaganda.

Propaganda é uma parte, uma ferramenta do marketing. Tanto é que para o marketing de serviços a propaganda tem sua importância reduzida, pois a melhor propaganda nessa área é a boca a boca. Já no marketing de produtos, a propaganda assume um papel de grande valia.

O guru do marketing é, sem dúvida, Philip Kotler, que tem os livros de marketing mais lidos, adotados e traduzidos. Segundo seu livro mais recente, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003, “Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

Ou seja, marketing é o conteúdo, é o estudo das trocas que se realizam no mercado. É ele quem define o que dizer ou deixar de dizer, o que expor ou deixar de expor, o caráter, enfim, da mensagem. Propaganda, em simples palavras, é a exteriorização do marketing. Cabe à propaganda o papel de dar forma a mensagem que o marketing idealizou, de maneira clara, objetiva e inteligível.

O marketing não é mais importante que a propaganda, nem vice-versa, ambos devem caminhar lado a lado. Como dizia o publicitário David Ogilvy: “Comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem”, afinal, o que seria de uma excelente idéia se não fosse divulgada ou da propaganda que vendesse uma péssima idéia?

Rafael Ribeiro.

Um comentário:

  1. Amigoooooooooo, tu tem um bLog q lesgall!
    amigo importanteee!
    Sabe uma coisa q falta nesse bLog???!!!

    a agenda cultural do carnaval de recife e Olindaaaa!
    kkkkkkkkkk

    bjuuu
    tu fala bem QUI só! visse!hauhauha
    :)
    sabe qm é neh???
    NandiBa =P

    ResponderExcluir